Josivaldo Epifanio

+ CONTEÚDO

3 Dicas para não cair em Golpes do Dinheiro Fácil

Quem nunca ouviu a expressão “dinheiro fácil” ou recebeu uma mensagem de uma amigo sobre formas de ganhar mais, ou ainda uma visita de um grande amigo te dizendo que se você fazer isso ou aquilo vai ganhar de 1,2% por dia o 1% por cento ao mês. Com o gatilho de ser: Um negócio Irresistível! Cuidado! Não caia nesse golpe!

Reproduzir vídeo

Esse tipo de golpe diz que você deve fazer um investimento em dinheiro e a pessoa que te convida está tão certa do que está falado, que mesmo sem saber alguma respostas, ela quer te convidar para entrar no esquema. Esse tipo de golpe pode parecer novo, mas é muito antigo, e vem desde o golpe do bilhete há uns anos atrás e suas variações. Geralmente, a pessoa pede um dinheiro e te mostra alguns estratos online, que geralmente são chamados de escritórios virtuais de fácil acesso. Primeira dica: isso não é uma conta em banco.

Uma outra variação, é quando te dizem que estão participando de uma incorporação imobiliária que arrecadam dinheiro das pessoas e formam um grupo onde vão realizar as compras da pessoa do grupo que está com a “corda no pescoço” e assim vão se revezando. Essa é uma variante do golpe que você vai mais ouvir.

E aí a pessoa te conta ideias e frases prontas que você nem tem ideia se realmente existe, mas a pessoa em sua convicção afirma que entrou no negócio pela oportunidade de ganhar dinheiro fácil e que ainda recebeu cheques em branco da imobiliária. E aí. você entraria nesse negócio?

Investimentos em terrenos, investimentos em bitcoins, em incorporações. Tome muito cuidado, porque se o investimento é tão bom, até o gorverno brasileiro estaria entrando nessa. Além de famosos, que tem fortunas investidas na bolsa de valores que poderiam entrar também. E nenhuma dessas pessoas entraram!

Quando essa pessoa vier te fazer essa oferta, você vai perguntar para ela: Olha legal! me dá o código da CVN para eu verificar se essa empresa está listada no site deles, por favor! Normalmente isso causa estranheza e a pessoa pede calma e diz que isso ainda será feito.

Tenha sempre em mente: o que vai ser feito, é porque ainda não existe. Ah! Mas, vamos regularizar, responda: Ok! Quando estiver tudo certo, volte aqui que conversamos.

Mas, se essa empresa estiver registrada, você deve fazer uma segunda análise. O dinheiro vai ser depositado na conta da corretora ou vai ser na sua conta dentro da corretora. Porque pode acontecer do valor ser depositado direto na conta da corretora e sem nenhuma identificação que o montate é seu. O que pode acontecer dessa empresa sumir com o seu dinheiro e você ficar sem como provar nada.

Quando as pessoas vierem com informações fantasiosas saiba quem nem tudo real, seja mostrando na internet ou pessoalmente. Se mesmo assim houver insistência, pede para mostrar o extrato bancário e a origem direto na conta da pessoa.

Um outro golpe recorrente é o que envolve um imóvel, onde a pessoa diz que descobriu uma mina de ouro e que vai precisar de pessoas sérias para reunir todo o montante necessário para realizar o investimento. Onde vai realizar a compra sub-faturada desse imóvel, vende no valor correto e depois distribui o ágio para todo mundo

Quando isso acontecer você pode perguntar sobre as garantias e pedir para dar uma olhada no contrato social da empresa. Mesmo que você não entenda nada. Geralmente a pessoa não vai te responder sobre isso e dirá que é uma informação confidencial. Agora imagina, você entrar em um negócio onde não pode verificar o contrato que afirma as suas garantias. Não há lógica nenhuma nisso..

E se mesmo assim a pessoa continuar na insistência, você peça uma cópia do balanço social da empresa. Pois já que vocês serão socios, você precisa ver a situação atual da empresa. Um balanço ou balancete assinado pelo contador.

Busque sempre por informações que te resguardem juridicamente. E não cai em exemplos do que aconteceu com outras pessoas, ou prints de tela sem vinculo algum com empresas ou entidades financeiras reais. Solicitando essas informações básicas sobre qualquer investimento você já consegue eliminar possíveis golpes. Tenha em mente que investimento exige tempo, contabilização e verificação. Não existem investimento onde apenas coloque seu dinheiro e assine algo qualquer que no final do mês você recebe em triplo.

E quando a pessoa vier com uma terceira falácia, que a empresa vai te dar um cheque. Tenha em mente que além de quase não ser utilizado mais, o cheque não é uma garantia, e sim, uma ordem de pagamento que pode não ter nenhum resultado. Em resumo, agradeça o seu amigo ou conhecido e fuja desse tipo de investimento miraculoso.

Josivaldo Epifanio

Consultoria e gestão de franquias

Sólidos conhecimentos na melhoria de processos e procedimentos internos.

Compartilhar: