Josivaldo Epifanio

+ CONTEÚDO

Cartão de crédito smiles vale a pena?

Você quer evitar dor de cabeça? Até o ano de 2019 eu tinha um cartão visa smiles que me permitia despachar bagagem sem custo, no Brasil, e o embarque prioritário. Pode parecer besteira, mas para quem viaja muito esses benefícios são válidos. O despacho de uma bagagem permitia uma passagem por uma tarifa um pouco menor e o embarque permite mais conforto na hora do embarque. E esse cartão me permitia esses benefícios.

Reproduzir vídeo

Até o ano de 2019, esse cartão funcionou muito bem. Porém, a partir de março de 2020, infelizmente entramos em uma pandemia que nos forçou a mudar hábitos e a aprender a conviver com ela até os dias de hoje. E esse tipo de situação não é fácil para ninguém. Para não precisar cancelar o cartão, ainda fiquei com ele por mais nove meses, porque a ideia é de que eu pudesse retornar a viajar em algum momento. Mas, aí eu caí a ficha que eu estava realizando o pagamento de algo que eu não estava fazendo uso, por isso, decide cancelar o cartão.

Foi aí que eu liguei na central de cartões para cancelar, eles ofereceram algumas propostas, mas eu não percebi nem uma mudança no porquê eu deveria continuar pagando a anuidade. Então cancelei o cartão, após esse procedimento começou o problema.

Eu não tinha mais a última fatura em papel, eu não recebia por e-mail, nem acesso na forma digital, nem por telefone e nem pelo aplicativo. Eu continuei tentando, acabei perdendo a senha do cartão por falta de uso e a única de conseguir a cópia da fatura ou reaver a senha do cartão novamente. Adivinha o que era necessário? Tive de ir até uma agência do banco para resolver a questão da fatura e da senha.

Uma dor de cabeça, devida a redução de horário e aglomeração, e eu não tinha mais alternativas de conseguir isso. Pois, como é um modelo de cartão tradicional, eu não me foi permitido resolver de forma online. Com isso começou a saga, as vezes que ia até a agência a fatura ainda não estava vencida, e não me informavam mais nada. E por isso, não era possível concluir qualquer coisa.

E com isso, eu não tinha ideia de como estava a fatura, pois perdi o controle de verificação após ter cancelado o cartão. Sempre conferia os itens, realizava o pagamento e tudo certo. Sem ideia de como proceder acaba acatando as informações do atendente dizendo que a fatura ia ser fechada somente tal dia e tinha de retornar. Fora as complicações que é ir à um banco.

Por fim, consegui ser atendido e me passaram um relatório confuso e o próprio atendente não conseguiu entender direito. Após algumas horas consegui resolver a situação e fiz o pagamento necessário.

A dica é, se puder escolher outro tipo de cartão sem o benefício smiles ou com outro benefício, escolha. É uma situação muito complicada ter de gastar tempo para resolver problemas relacionados a algo que era para ser um benefício e não um problema. E acredito que teve mais questões por eu não ser correntista do banco.

Busque outras opções, pois existem opções melhores, que te oferecem benefícios como: pontos, milhagens e benefícios dentro do aeroporto. E se você tiver de despachar bagagens, peque uma tarifa intermediária para cima, se possível. Isso vai evitar uma série de dor de cabeça com bagagens. E o valor a mais da passagem converte em benefícios.

Josivaldo Epifanio

Consultoria e gestão de franquias

Sólidos conhecimentos na melhoria de processos e procedimentos internos.

Compartilhar: